O lado dos mimados




Ontem foi Dia Mundial da Alimentação.
Podia falar sobre fome e fartura, mas não.
Quero falar do mundo dos mimados onde vale tudo para termos uma alimentação saudável.
É o mundo daqueles que de repente descobriram que o côco faz bem a tudo, do óleo ao açúcar, da água a não sei mais o quê.
O que este explodir de consumo pode causar no país dos coqueiros, pouco importa.
E podíamos falar do abacate cujo consumo desenfreado já resultou em guerras de máfias e aldeias sem água para beber, porque é urgente regar muito para produzir milhões de toneladas dos ditos maravilhosos frutos.
Ou da quinoa que já não é acessível a quem a comia todos os dias nas mais recondidas aldeias do Peru.
Países pobres do outro lado do mundo que ficam sem acesso a alimentos que faziam parte da sua dieta diária para nós nos alambazarmos.

Bem sei que estou a mexer num tema delicado. Tenho consciência que muitos dos consumidores de produtos biológicos são também os que mais consomem estes "novos produtos" em abundância.
Mas tenho que dizer porque me custa e assusta.


4 comentários:

  1. O que acabou de escrever é a pura verdade, inclusive alguns destes alimentos não são assim tão saudáveis. Somos europeus e a nossa alimentação deveria estar alinhada com a nossa cultura. Na verdade nunca fomos coqueiros. Não será preferível utilizarmos o azeite que é tão saudável na nossa alimentação? Poderia aqui falar sobre inúmeros exemplos. Parabéns pelo vosso post.

    ResponderEliminar
  2. Também já me senti deslumbrado por esses produtos exóticos (quinoa, coco, abacate, açai, etc. E gastei bastante dinheiro nesses produtos. Até que um dia dei-me conta que os melhores alimentos, e aqueles que nos fazem melhor, são aqueles que podemos cultivar na nossa horta. Hoje sou vegetariano e crudivero, desde há 5 anos, e nunca me senti tão saudável!

    ResponderEliminar

© A vida de uma alface
Design:Maira Gall.