Honestidade ou Certificação



Quem sou eu ou quem é seja lá quem for para poder afirmar : "Eu faço tudo de acordo com as regras da Agricultura Biológica, ou melhor, faço ainda melhor do que eles, mas não preciso de certificado porque sou uma pessoa séria!" 

O que leva alguém a achar que o certificado não acrescenta nada? 

Não será pelo valor. Um certificado que custa uma média de 300€ ao ano. 

Será pelas "obrigações"? Um certificado que obriga a registar tudo o que se faz no campo, desde a quem compramos as plantas ou sementes, passando pelas quantidades que plantamos, os trabalhos nas culturas, os produtos utilizados (permitidos) para combater pragas, a alimentação que damos às plantas, até às quantidades que colhemos... é realmente muita mão de obra. É chato, obriga a registos diários. Pode ser por preguiça. Sim é um bom argumento. 

Agora dizer que "eu não preciso de certificado porque sou honesto" não faz qualquer sentido. Não estamos a falar de honestidade. Estamos simplesmente a falar de um modo de produção que obriga a cumprir determinadas regras. Se deveriam ser mais, se ficam a faltar muitas e importantes , se a biodiversidade não está garantida, se este modo de produção tem falhas, sim todos esses argumentos são válidos.

Mas neste momento é o único CERTIFICADO que RESPONSABILIZA o PRODUTOR, ou seja se eu digo que fiz assim e afinal fiz assado, podem acontecer duas coisas: 

Um produtor sem certificado pode dizer que faz e pode fazer mas também pode não fazer e não tem quaisquer consequências por isso. 

Um produtor com certificado pode dizer que faz e pode fazer mas também pode não fazer, mas se não fizer arruina o seu negócio. 

Esta é a diferença entre ter e não ter certificado: a força do compromisso! 

Continuo a achar e vou achar sempre que o certificado vem muito valor. 

Se precisamos urgentemente de encontrar um modo de produção mais exigente que OBRIGUE a práticas mais amigas do ecosistema, onde não basta não usar químicos de síntese, mas onde seja necessário produzir a pensar no rasto que se deixa para o futuro? 

CLARAMENTE!  

Sem comentários

Enviar um comentário

© A vida de uma alface
Design:Maira Gall.