Merecem o nosso consumo!


Há muitos e muitos produtos, por este país fora que "merecem o nosso consumo". 

Hoje quero falar-vos do queijo da Quinta da Fonte. 

Há uns tempos atrás falei-vos do Azeite Egitânea e o porquê de ser o azeite escolhido por nós para fazer parte dos produtos que pode encomendar com o seu cabaz. Vale pela história, mas principalmente pelo empenho e trabalho árduo do Tiago e do Ricardo para manter um olival centenário e pelas práticas que adoptaram. 

Tal como o azeite, este fantástico queijo é também produzido no concelho de Idanha a Nova. É um queijo muito especial. Para além de todo o processo de fabrico, super criterioso e respeitando todas as fases que um queijo de excelência deve ter, é feito com a maior dedicação e com muito mimo, como diz a Anabela , a super queijeira.  

Este é um queijo feito com leite de cabra biológico com muito menos sal do que o habitual e sem nenhuma espécie de conservantes, é um queijo tão delicado quanto sensível pelo que a sua conservação é um enorme desafio (se pensava que todos os queijos se fazem só de leite e coalho, não é bem assim, basta dar uma espreitadela aos rótulos para perceber do que falo). 

Durante anos foi produzido por um casal que punha todo seu conhecimento e dedicação na produção do que diziam ser o melhor queijo de cabra. Já cheios de vontade de parar para descansar, decidiram não o fazer enquanto não encontrassem quem aceitasse prosseguir com o projeto. afinal, um queijo de cabra tão especial não se podia perder. 

E foi aí que entrou a Anabela e com ela toda a família. Prometeram manter os processos e se possível ainda melhorar.  Todo o leite usado na sua produção é nacional e biológico, de cabras que vivem felizes em pastagens permanentes. Cabras que para além do leite super especial que dão, fazem um trabalho incrível e imprescindível na limpeza dos terrenos. 

E mesmo este ano, com todos estes contratempos a Bela (como é carinhosamente tratada) comprometeu-se a comprar a mesma quantidade de leite que já tinha apalavrada, mesmo sabendo que a probabilidade de conseguir vender todo o queijo era reduzida. 

O queijo da Quinta da Fonte merece o nosso consumo! merece esta semana que vamos enviar metades do queijo curado em todos os cabazes tipo, mas merece passar a fazer parte dos nossos consumos habituais de queijo. 

Desta vez escolhemos o curado (delicioso) o único que podia ser vendido às metades, mas deixo-vos uma dica; assim que possam provem o queijo amanteigado é simplesmente de comer e chorar (mesmo muito) por mais. 

Ambos vão estar disponíveis para adicionar ao seu cabaz. 

Este é mais um convite para que venham connosco apoiar as gentes desta terra que fazem realmente a diferença. Que trabalham para o futuro. Sempre a pensar na sustentabilidade do nosso país , na preservação do meio ambiente, na tentativa permanente de manter o interior vivo. Um trabalho árduo e difícil onde o lucro se consubstancia na alegria de conseguir fazer e manter.   


Sem comentários

Enviar um comentário

© A vida de uma alface
Design:Maira Gall.