Assim se faz um cabaz.

 


Fique a saber como são programados os seus cabazes. 

Às 4ª feiras temos uma reunião para saber com o que podemos contar na semana seguinte. 

Do campo vem a "Volta ao Campo", que não é mais do que a lista que tudo o que há no campo pronto a ser apanhado na semana seguinte com previsões de quantidades. 

Da cozinha a lista dos produtos que estão a pensar produzir de acordo com os excedentes (ou não) que há na horta. 

Dos nossos fornecedores as ofertas de produtos para a semana seguinte. 

Tentamos que a Volta ao Campo seja o mais real possível mas sabemos que podem acontecer contratempos de última hora. Por exemplo, se cair uma chuvada os morangos vão perder qualidade, se vem um dia escaldante os pimentos ou as beringelas podem ficar queimados. O mesmo pode acontecer com as abóboras ... é certo que de 4ª a 2ª feira da semana seguinte muita coisa pode acontecer no campo. A imprevisibilidade é uma constante nesta atividade. Todos nós o sabemos. 

Mas onde "a porca torce o rabo" é com os produtos que vêm de fora. Começa pela logística. É mais fácil chegarem-nos produtos da Holanda do que de Trás-os-Montes, acreditem que é verdade. Quando estamos a falar de produtos frescos tudo se complica. Precisamos que nos cheguem num determinado dia, mas a verdade é que chegam quando chegam e por vezes não chegam. 

Depois vem a quantidade. Há muitos produtores biológicos mas as produções ainda são muito pequenas. Ainda é muito difícil encontrar determinados produtos em quantidade. 

E por fim a qualidade. Não imaginam o que passamos por causa da qualidade. A verdade é que muitas vezes já nem os nossos fornecedores conseguem ter controlo sobre esta situação. Quando escolhemos os produtos pedimos sempre e normalmente mais do que uma vez que nos confirmem a qualidade. Apesar disso, tantas e tantas vezes chegam produtos sem qualidade... Quantas vezes temos que devolver... Quantas vezes também nós não fazemos o melhor trabalho... Quantas vezes os produtos chegam bons e passado um dia começa a aparecer um ou outro sem qualidade. Quantas vezes .... 

 Nunca, por nunca tentaríamos "impingir" produtos sem qualidade. Nunca por nunca enviaríamos produtos sem qualidade propositadamente. Se ás vezes não fazemos o melhor trabalho, sim é verdade. É tudo tão pouco controlável, tem que ser feito tudo tão em cima da hora ... É assim mesmo ... foi assim que escolhemos estar. Acreditem que tentamos todos os dias, mesmo todos os dias, melhorar. 

Temos absoluta consciência de que a nossa "vida" depende dos nossos clientes. Acreditem que qualquer reclamação vossa é tratada como única. Ficámos realmente gratos quando reclamam porque sabemos que só reclama quem quer continuar. 




Sim, é certo. Nós não vendemos cabazes. Nós vendemos vegetais e frutas e outros .... Nós produzimos e vendemos "frescos". E vendemos frescos produzidos em modo biológico.  

Vender frescos produzidos em modo biológico é tudo menos fácil, acreditem. 

Esta semana tinha que vos falar deste assunto. É importante passar, também, as nossas dificuldades no dia a dia. Estas últimas semanas têm sido muito complicadas. 

E tudo se resume à qualidade. É sem dúvida o nosso maior stress e é realmente um enorme  stress. 

As 5ªs feiras são dia de criar os cabazes para a semana seguinte. Depois de sabermos 



Sem comentários

Enviar um comentário

© A vida de uma alface
Design:Maira Gall.