Solidariedade precisa-se!



Muitas e muitas micro, pequenas e médias empresas PORTUGUESAS, perderam os seus canais de distribuição, logo estão com zero vendas.
Ou porque vendiam para restaurantes ou hotéis, ou porque as lojas onde têm os seus produtos à venda estão fechadas, ou porque exportavam e não há quem encomende.
São empresas que nunca chegaram às grandes superfícies, único local onde nestes dias se continua a ir às compras. São empresas que preferiram ter a sua independência em vez de andar ao sabor dos preços esmagados. São pequenas empresas que não tinham dimensão para mais. São empresas cheias de personalidade com histórias de resiliência que merecem todo o nosso respeito.
São empresas que refletem o melhor do caracter do nosso povo.
Se aqui na quinta sempre, mas sempre, defendemos PRIMEIRO PORTUGUÊS, agora está na hora de todos, mas todos mesmo, nos transformarmos em salvadores da nossa PÁTRIA.
Se sempre fez todo o sentido, agora é hora de nos deixarmos de tretas e assumidamente sermos solidários com os nossos.
Tantos anos a comprar em lojas "dos chineses" em detrimento do que é nacional. Está na hora de parar e mudar o movimento.
Já tenho idade suficiente para saber que em tempos de verdadeira crise somos realmente um povo solidário.
E é solidários que vamos ter que ser sob pena de morrermos na praia, afofados em nada, depois de termos mandado para fora o pouco dinheiro que nos restava.

Do nosso lado vamos começar esta semana.
Temos amigos, fornecedores, produtores biológicos que estão na situação acima descrita. Faz todo o sentido sermos solidários e juntar os produtos deles aos nossos cabazes.
Sabemos, ou melhor, temos a certeza que podemos contar com os nossos clientes.

Do vinho dos nossos vizinhos do Vale da Capucha e da Quinta de Sant'Ana, vinhos muito especiais de gente muito especial; ao azeite Egitânia de Idanha-a-Velha feito pelo Tiago e pelo Ricardo, uma história maravilhosa que vou ter que vos contar um dia destes, posso adiantar que quando a conhecerem vão ter, tal como eu, uma vontade enorme de se juntarem a eles :-); aos produtos de cosmética Unii criados pelas irmãs Cátia e Rita, proprietárias das lojas Organii, duas mulheres muito especiais, cheias de garra e vontade de fazer muito bem.
A todos estes produtores/empreendedores vamos juntar outros iguais e é com imenso orgulho que juntamos todos estes produtos aos nossos cabazes.
Vamos fazer com que se mantenham dignamente de pé.
Vamos embora povo português! vamos lá trazer ao de cima a coragem, resiliência, honestidade, solidariedade, dos nossos antepassados.
Só temos que ter orgulho do povo que somos. Nada como uma boa chapada para nos acordar da letargia que o engano de uma "vida boa" nos pode ter causado.
Que as mortes inevitáveis causadas por um vírus demoníaco não sejam, pelo menos, em vão.
Quem cá fica que nunca mais se esqueça da importância do colectivo, da defesa dos nossos, do que é nosso.
Pela Pátria Lutar!




4 comentários:

  1. Viva!!!
    Olha é nesse momento que podemos dar valor e criar uma rede diferente mais direta entre pequenos produtores e as casas das familias....como a Quinta do Arneiro consegui fazer...!!! verdade é que quem é pequenino se calhar nao pode montar solzinho uma rede de distribuicao ...porque entao nao um projeto (se calhar condiviso e compartecipado da Quinta com os seus clientes disponiveis ..que poderiam aderir e participar seja na oranizacao da coisa que financiando) em que inicia-se a construir uma rede estensa do pais volta a dar voz aos pequenos produtores locais? desde comecar construir uma lista deles que sao desconhecidos, ate contruir de raiz um movimento LOCAL! que seja uma alternativa aos monopolios de linhas de distribuicao grandes e se calhar ate estranjeiras!..

    Desculpa...se calhar fiquei entusiasmada pelo testo da tua messagem! :)
    Para ja agradeco o vosso esforco neste sentido e vou ser feliz de encomendar os produtos deles acrescentado ao cabaz..

    ResponderEliminar
  2. espectacular! fico à espera para encomendar para a semana!

    ResponderEliminar
  3. Seria legal ter acesso a alguns desses produtores para que pudéssemos repassar a outros amigos.

    ResponderEliminar
  4. Conheço a Quinta de Sant'Ana e as lojas Organii e fiquei com um nó na garganta ao ler a descrição destas e das restantes empresas.
    Nesta fase temos de ser uns para os outros e dentro possivel, para cada um, ajudar!
    Um bem-haja à Quinta do Arneiro por colocar em contactos os seus clientes e outras empresas :)

    ResponderEliminar

© A vida de uma alface
Design:Maira Gall.